27/01/10 - MPF, SaferNet e CGI lançam o site brasileiro do Dia da Internet Segura 2010

Site www.diadainternetsegura.org.br mobiliza internautas brasileiros em prol do uso seguro e responsável da rede


    Nesta quarta-feira, 27, entra no ar o site do Dia da Internet Segura 2010 (Safer Internet Day 2009 www.diadainternetsegura.org.br), que tem como proposta mobilizar os brasileiros para o Dia Mundial da Internet Segura, 09 de fevereiro. A idéia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Europeia, a partir da rede INSAFE, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, 50 países participaram da mobilização. Este ano a expectativa é contar com a participação de 55 países.

    Em reconhecimento aos trabalhos já realizados em 2009 no Brasil, a Comissão Europeia convidou novamente a SaferNet Brasil, o Ministério Público Federal em São Paulo e o Comitê Gestor da Internet para organizarem o Dia da Internet Segura no Brasil. Estão previstas inúmeras atividades a serem desenvolvidas em parceria com diversas instituições, tais como: GVT, Microsoft Brasil,Google Brasil, MySpace, TV Globo, Canal Futura, Habbo, ChildHood Brasil, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Polícia Federal, dentre outras.

    O convite está aberto para qualquer organização comprometida com o ideal de internet segura, incluindo veículos de comunicação, ONG's, escolas e instituições públicas. “Instituições interessadas podem cadastrar suas atividades no site do Dia da Internet Segura, o que ajudará a divulgar as boas práticas em curso no Brasil para promover uma Internet cada vez mais legal e divertida”, explica Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da SaferNet Brasil.

    Os interessados só precisam se inscrever no site www.diadainternetsegura.org.br. Vale ressaltar que as propostas de atividades podem ser idealizadas para acontecerem imediatamente, como por exemplo divulgação de campanhas, cartilhas e dicas de segurança, bem como atividades que acontecerão ao longo do ano.

    E, ao contrário do que o nome sugere, o evento não se resume apenas em um dia de mobilização. “A intenção é fortalecer a Internet enquanto espaço público, mostrar que é um lugar onde a cidadania também deve ser aplicada, e essa é uma construção que demanda esforço coletivo e contínuo”, reforça Rodrigo Nejm.

    “O MPF em São Paulo participou pela primeira vez no ano passado e este ano pretendemos incrementar as ações”, afirmou a procuradora da República Priscila Costa Schreiner, Coordenadora do Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do MPF-SP. Após a campanha de divulgação, o MPF manteve com a SaferNet um curso sobre internet segura voltado para professores.

    Ao entrar no site, o internauta tem acesso à programação do evento e a um material audiovisual, disponível em um canal dedicado no Youtube. Além disso, também está disponível um material didático com cartilha, textos e vídeos, especialmente produzido para educadores utilizarem em sala de aula. Há informações e dicas também para jovens e demais gerações sobre como usufruir dos benefícios da Internet com segurança.


    INTERATIVIDADE - Um dos atrativos desse ano é a seleção de desenhos. Para participar, basta utilizar a imaginação e criar uma história em quadrinhos com base nos desenhos disponíveis. O internauta receberá por email sua história e poderá contribuir na criação de dicas de navegação segura e responsável na rede. O material selecionado será postado no site do evento.

    No dia 27 de janeiro, será realizada uma mesa redonda com especialistas durante a Campus Party em São Paulo. Em fevereiro ocorrerão treinamentos para educadores no Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pará, dentre outras atividades para promoção do uso seguro nas Lan Houses, que serão anunciadas em breve no site do Dia da Internet Segura.


Dia da Internet Segura Brasil 2010:
http://www.diadainternetsegura.org.br


/Mais informações:/

Ministério Público Federal – MPF
/Coordenadora do Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos/ Procuradora Priscila Costa Schreiner /
Tel:/ 11 3269-5068 – Assessoria de Comunicação

SaferNet Brasil
/Diretor de Prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm
/Tels:/71 3235-5910  71 9136-1741
Assessoria de comunicação: Lenina Uzeda
/Tels:/71 3235-5910  / 71 9136-1618

Comitê Gestor da Internet – CGI
Presidente do Conselho de Admistração do NIC.br e Coordenador da Comissão de Trabalho para a Proteção da Criança na Internet - CGI /  Antonio Tavares
Diretor Presidente do NIC.br / Demi Getschko
Tels: 11 5542-9700
Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Polícia Federal
Divisão de Comunicação Social - Tel: 61 3311-8142
E-mail: dcs@dpf.gov.br

Ações do documento